Como fazer massa lêveda

Massa lêveda é um tipo de massa a base de farinha e água usada na confecção de pães. No seu preparo, ela fica fermentando em um lugar morno por alguns dias, até as bactérias se proliferarem e deixarem a massa com consistência de mousse.

Para o seu preparo é necessário apenas farinha de centeio e água.

Em um recipiente que possa ser tampado, misture três colheres de farinha de centeio e três colheres de água. Cubra com um pano e deixe em um lugar morno por um dia.
No segundo dia adicione mais três colheres de farinha de centeio e mais três colheres de água. Misture tudo e deixe descansar por mais um dia.
No terceiro dia adicione 100 g de farinha de centeio e 100 ml de água. Cubra com o pano e deixe descansar por mais um dia.

Se tudo der certo, a massa deve ficar com textura próxima a um mousse e cor rosada em seu interior. Ela pode ser conservada em geladeira por até duas semanas ou congelada.
Uma dica para quem quer fazer pão diariamente: é possível renovar a massa lêveda adicionando farinha de centeio e água (na proporção 1:1) e deixando-a descansar por 24 horas em lugar morno.

Divirta-se e bom apetite!

Dica de como armazenar as conservas

Você está com vontade de fazer aquela receita de geleia ou chutney, mas acha que vai render muito e não vai dar conta de comer tudo antes que estrague? Com essa dica você vai poder armazenar esse tipo de alimento por um longo tempo.

Nesse processo é importante que o alimento a ser armazenado contenha uma grande quantidade de açúcar e algum tipo de ácido. Esses dois ingredientes, em combinação com o longo tempo de cozimento, produzem uma espécie de geleia que desidrata qualquer tipo de bactéria neste ambiente. Mais…

Tomate concassé

140819_Tomate Concasse_04

Concassé é uma técnica, na qual se retira a pele e as sementes dos tomates antes de cortá-los em pedaços pequenos. É bem fácil de fazer, confira a seguir: Mais…