Geléia de abacaxi e gengibre

150408_Geleia de abacaxi (1)

Essa geléia de abacaxi com gengibre é perfeita para ser feita quando você não sabe o que fazer com aquele abacaxi que está sobrando na fruteira.

Como moramos na Alemanha, consumimos geléias diariamente no café da manhã e gostamos ainda mais de fazê-las em casa em grande quantidade para guardamos um pequeno estoque dessa delícia. O legal é que podemos presentear amigos e garantimos ter sempre algo gostoso para acompanhar a melhor refeição do dia.

Aqui existem açúcares próprios para fazer geleia, que já contém pectina, fazendo com que a geléia fique espessa. Outra coisa que ajuda e também é comprada em pacotinhos é o ácido cítrico, encontrado em frutas cítricas como o limão. Como no Brasil essas substâncias não são tão fáceis de ser encontradas para o consumo doméstico, eu adaptei a receita para que possa ser feita apenas com açúcar, com a fruta principal e com limão, porém a geléia demora um pouco mais para pegar o ponto certo. O resultado é bem gostoso, pois a fruta fica bem macia depois de cozida.

Geléia de abacaxi e gengibre

Dificuldade:Facil
Rendimento: 3 potinhos de 200 gramas de geléia
Preparo: 15 minutos
Cozimento: 2 horas e meia

Ingredientes:

  • 1 abacaxi maduro e descascado (mais ou menos 600-750 g de fruta)
  • 5 a 6 cm de gengibre descascado (mais ou menos 1 colher de sopa cheia)
  • 500 g de açúcar
  • 50 ml de água
  • suco de um limão siciliano (ou de 1 e 1/2 limão)

Preparo:

  1. Pique o gengibre em cubinhos bem pequenos. Corte o abacaxi em rodelas, separe o miolo. Coloque metade da fruta e o miolo em um recipiente e faça um purê com ajuda de um processador de alimento ou um mixer. Corte o restante da fruta em cubinhos ou pedacinhos pequenos.
  2. Em uma panela média, coloque os cubinhos da fruta e o purê, o gengibre em cubinhos, a água e o açúcar e cozinhe sempre mexendo em fogo médio-alto até que o açúcar dissolva completamente. Logo depois coloque o suco de limão, mexa tudo cozinhe em fogo baixo. Deixe a geleia cozinhar por 2 horas à 2 horas e meia até dar o ponto desejado, mexendo bem a cada 10 a 15 minutos. Dica 1: Coloque um prato pequeno na geladeira e use-o para saber se o ponto da geleia está bom. Coloque uma pequena porção da geleia no prato e volte pra geladeira por 10 minutos. Tire o prato e vire para ver se a geleia escorre. Se não escorrer ela já está pronta. Dica 2: A geleia ficou muito espessa? Coloque um pouquinho e agua e cozinhe por mais uns minutinhos até conseguir a textura desejada. Ficou muito mole? deixe cozinhar mais um pouco.
  3. Depois de pronta coloque a geleia em potinho e conserve usando as dicas de armazenamento de conserva.

150408_Geleia de abacaxi (9)

Você pode usar morango no lugar do abacaxi e deixar o gengibre de lado, pois os dois não combinam muito. Coloque também baunilha com o morango para um resultado ainda melhor.

Na foto: A geléia servida com manteiga sem sal no Pão de iogurte.

Divirta-se e bom café da manha!

Gostou da receita?

65 4

Deixe também o seu comentário!

4 Comentários


  1. Ainda vou fazer a geleia de abacaxi quero aproveitar uns que tenho aqui mas não gostaria de usar geatina vou tentar fazer obg bjsss


  2. Olá Renata, tudo bem?

    Amei a receita, é divina!!
    Por ter sido a primeira vez que a fiz, coloquei exatamente como a receita, 5 a 6 cm de gengibre, e deu super certo…Tambem adoro gengibre, muito obrigada, mande mais receitas de geleias se possível…
    bj


  3. Adorei a receita, Parabens!!!
    Fiz e deu certinho, só uma dúvida, qual q quantidade certa de gengibre, afinal são bem irregulares….


    1. Olá Mariangela,

      Que bom que você gostou! Eu amo essa receita!!

      A quantidade vai do seu gosto. Eu usei mais ou menos uma colher de sopa cheia de gengibre picadinho e provei depois.
      Já achei o suficiente, mas você pode colocar mais.

      Você colocou quanto?

Os comentários estão fechados.